Contabilidade pública foi tema de sessão especial na Câmara

Share

Evento requerido pelo vereador Luiz Carlos de Souza destacou a importância da profissão para a sociedade

Através de iniciativa do vereador Luiz Carlos de Souza (PRB), a Câmara Municipal de Salvador promoveu, na tarde do dia 8 de maio de 2015, sessão especial para discutir a contabilidade pública na Bahia. Realizado no Plenário Cosme de Farias, o evento reuniu profissionais que destacaram a importância da contabilidade para empresários e gestores públicos.

Formado em Gestão de Pessoas, o vereador Luiz Carlos ressaltou a importância da contabilidade no auxílio a outras áreas. “Não se pode fazer um trabalho de excelência sem um profissional de contabilidade ao lado. Na vida pública, é preciso ter o acompanhamento destes orientadores para seguir com exatidão a Lei de Responsabilidade Fiscal, que acaba de completar 15 anos”, disse ao justificar a sessão.

Compondo a mesa do evento, os vereadores Euvaldo Jorge (PP) e Ana Rita Tavares (PEN) salientaram que o profissional de contabilidade é responsável pelo controle interno dos órgãos públicos, além de ser um mecanismo contra a corrupção.

Transparência

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contador Inaldo da Paixão, disse que “a Lei de Responsabilidade Fiscal versa sobre a contabilidade pública, que tem em um de seus pilares a transparência através de balanços e pareceres. Portanto, a principal função da contabilidade é oferecer à sociedade mais transparência”.

Também integraram a mesa da sessão especial o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), Wellington do Carmo Cruz; a vice-prefeita de Salvador e contabilista, Célia Sacramento; e a coordenadora adjunta da Câmara de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Constança Carneiro Galvão.

CMS

Share